Como professora das áreas de português, história e geografia acredito que temos mais uma ferramenta educacional com a qual podemos compartilhar ideias, promover ações positivas, valorizando o trabalho de todos. Reconhecemos que educação se faz em conjunto, isto é, pais e professores juntos! Se, queremos que nossas crianças entendam que a escola é importante e estudar faz e fará parte do seu futuro, contribuindo para a sua vida, nada melhor que prestigiá-las.
Saturday, April 18, 2015
Harry Potter encontra um(a) rival à altura
"Harry Potter encontra um(a) rival à altura"
Quem tiver saudades do universo fantástico de Hogwarts deve ler Rani e o Sino da Divisão, de Jim Anotsu, cuja protagonista é uma garota negra de quinze anos subitamente promovida a xamã.
--------------------------------------------
O livro brasileiro Rani e o Sino da Divisão de Jim Anotsu (Editora Gutenberg, R$ 37,90, 320 páginas)-------------------
Desde antes de 2011, quando o último filme da franquia encerrou o ciclo iniciado com o lançamento do primeiro livro de J. K. Rowling em 1997, muito se especulou sobre qual seria “o próximo Harry Potter”. O posto continua vago. Guerra dos Tronos tem uma popularidade quase comparável, mas obviamente não se se destina ao mesmo público infanto-juvenil.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dito isto, quem tiver saudades do universo fantástico que girou em torno de Hogwarts e não tiver preconceitos contra autores brasileiros faria bem em dar uma oportunidade a Rani e o Sino da Divisão (Editora Gutenberg, R$ 37,90, 320 páginas) de Jim Anotsu, do qual já resenhamos os romances Annabel & Sarah e A Morte é Legal. Assim como a série britânica, gira em torno de um grupo de jovens amigos às voltas com poderes mágicos recém-manifestados, a descoberta de um mundo mágico cheio de seres mitológicos à sua volta e um conflito com entidades muito mais velhas e poderosas a ponto de destruir o mundo que só eles serão capazes de enfrentar numa espetacular batalha final após reunir os recursos mágicos necessários.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As diferenças são, porém, mais interessantes. A protagonista Rani é uma negra de quinze anos, fã e guitarrista de Punk Death Metal, subitamente promovida a xamã. O cenário é uma cidade do interior de Minas Gerais (Itaúna, rebatizada Graúna) e em vez de se submeterem aos uniformes sombrios e tradições arcaicas de um colégio interno britânico, o grupo de amigos autodenominado “Animais de Festa” anda à solta, gosta de roupas coloridas e cria suas próprias regras, para desgosto das abantesmas mais crescidas e é bem mais diversificado. Inclui um lobisomem, vampiros, demônios e até uma garota normal, se se pode chamar assim a colega de banda e melhor amiga de Rani, uma baterista sem poderes especiais, mas nada trouxa e completamente à vontade com essas novas amizades e suas peculiaridades.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diferença ainda mais importante em relação à famosa série britânica – e para melhor – está na narrativa, fundamentalmente em primeira pessoa. Bem mais variada, original e dinâmica e reforçada por uma edição criativa, torna particularmente próximos e críveis a excêntrica protagonista e seus estranhos companheiros. Além de ser uma história sobre “Salvar o Universo Inteiro”, é também sobre rebeldia juvenil, afirmação e aceitação das diferenças, alegrias da amizade e os desafios de tentar construir uma vida em grupo sem se render a imposições desnecessárias dos mais velhos e do mundo do consumo. Continuar a explorar o potencial desse imaginário com um arco capaz de abranger o amadurecimento da protagonista abriria as portas de uma fascinante série juvenil.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
------Fonte: Carta Capital (online) Acesso: 18/4/2015. Por Antonio Luiz M. C. Costa — publicado 17/04/2015 03:23
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
vou procurar em todas as livrarias nais famosas de campinas gosto muito de ler e acho que sera um grande emoçao ler este livro
ReplyDeletevou procurar em todas as livrarias nais famosas de campinas gosto muito de ler e acho que sera um grande emoçao ler este livro
ReplyDeleteTamilly, quando encontrar, nos avise. Bjsxxxx....
Deleteprof ja achei pela a internet e abaixei gratuito ee tem 320 p. e tem tres partes a 1 e do capitulo ( 1 ao 26 ) a 2 parte vai do capitulo ( 27 ao 54 ) e a 3 parte vai do capitulo ( 55 ao 70 ) sendo assim tem 70 capitulo todo o livro ja comecei a ler e bem interessante ja começa a mexer com a cabeça da gente e legal a e nos capitulos nao fala o numero de p. em cada capitulo (Emcontrei no saiti ) (Play Store ) vc vai em livros escreve o nome do livro vai aparecer vc tem que ler tudo oque ta escrito pra ver se e esse mesmo aperta no livro ele tem a capa meia roxa e o nome Rani e osino da diverçao ta em laranja aperta em amostra gratuita e ela ja passa a tar em sua blibioteca prof se quiser eu estalei no meu celular eu posso levar ele e mostra pra vc ta bom indico procurar e surpremdente se vc nao tiver o Play store pode procurar no seu Google play
ReplyDeleteTaamilly, que legal. Gostei muito sim por voce ter encontrado. Em sala de aula quero sim que voce me mostre. Um beijao!
ReplyDeleteInteressante Tamily Gostei (Ana Célia)
ReplyDeleteInteressante Tamily Gostei (Ana Célia)
ReplyDelete